Caixa Econômica Federal Cancela Exposição Controversa em Brasília
A Caixa Econômica Federal anunciou o cancelamento de uma exposição em Brasília após receber uma onda de críticas negativas. A exibição, nomeada “O Grito!”, incluía entre suas peças uma imagem polêmica do presidente Jair Bolsonaro (PL), a qual foi particularmente controversa e resultou em uma série de reações adversas.
Repercussão e Resposta da Caixa
A exposição, que pretendia estar em cartaz de 17 de outubro a 17 de dezembro, foi abruptamente interrompida após a Caixa identificar “manifestação com viés político-partidário” entre as obras exibidas. Este tipo de manifestação, conforme mencionado pelo banco, viola as diretrizes do Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural 2023/2024, que foi responsável por patrocinar a exposição.
Reações Políticas e Medidas Subsequentes
Após o cancelamento, políticos e influenciadores expressaram suas opiniões, muitos pedindo punições mais severas e esclarecimentos adicionais sobre o evento. Foi solicitado, também, que o Tribunal de Contas da União supervisionasse os gastos e possíveis irregularidades associadas ao patrocínio da exposição.
As obras expostas, em particular uma chamada “Bandeiras”, tocavam em assuntos delicados e controversos, como política, aborto, drogas e censura. A artista por trás de “Bandeiras”, Marília Scarabello, representou várias versões modificadas da bandeira brasileira, cada uma aparentemente contendo diferentes formas de comentário ou crítica social.
Comentário da Caixa
Em um comunicado oficial, a Caixa compartilhou sua posição e os passos que planeja seguir após o cancelamento. A instituição declarou que uma revisão interna será conduzida para determinar as responsabilidades e enfatizou que decisões futuras serão tomadas com base nas conclusões desta revisão.
Você também pode gostar: Lacta Patrocina Felipe Neto e Enfrenta Boicote de Várias Pessoas
📢 RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO DIRETAMENTE NO SEU WHATSAPP. 🚀 SEJA PARTE DO NOSSO CANAL EXCLUSIVO HOJE MESMO, E ADIVINHE, É 100% GRÁTIS! CLIQUE AQUI E NOS SIGA